16
Mar 09

"A anorexia pode estar associada a uma alteração na actividade da serotonina no cérebro.

A anorexia pode estar associada a uma alteração na actividade da serotonina no cérebro, defendem investigadores num artigo publicado no Archives of General Psychiatry.

Este neurotransmissor regula o humor e a ansiedade e, segundo os autores, as variações persistentes dos seus níveis favorecem os estados ansiosos e podem desencadear anorexia.

Contudo, os especialistas não excluem a possibilidade de que os níveis de serotonina sofram alterações devido à má nutrição inerente àquela doença.

O que está provado é que é uma doença relacionada com o metabolismo da serotonina, que é um neurotransmissor que tem a ver com o controlo do apetite. Portanto, as pessoas com anorexia e bulimia têm o metabolismo da serotonina perturbado."

Fonte: saude.sapo.pt/artigos/noticias_arquivo

 

Daniel Sampaio, numa entrevista, explicou que nalguns casos, o tratamento é bem sucedido com anti-depressivos. Nos casos de bulimia nervosa, é aconselhável que tomem, ao contrário dos casos de anorexia em que os medicamentos são pouco indicados.

publicado por Jada às 19:04
sinto-me:

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
Visitas
Criar site
Criar site
Sobre Nós
Boas! Somos um grupo de trabalho da Escola Secundária de Linda-a-Velha e, no âmbito da disciplina de Área de Projecto estamos a realizar um trabalho sobre Anorexia e Bulimia. Vocês devem-se estar a perguntar onde pretendemos chegar com a criação deste blog. Bem, a resposta é bastante simples na verdade: primeiro, é bom que fique claro que nós não queremos de modo algum criticar ninguém, mas sim tentar alertar e/ou ajudar quem sofre destes distúrbios e quem convive com estas pessoas diariamente. Assim, contamos com a vossa colaboração e apoio! Obrigado!!! :)
mais sobre mim
pesquisar
 
links
blogs SAPO